Edney Silvestre

Edney Silvestre é jornalista e escritor. Foi correspondente internacional do jornal O Globo e da TV Globo em Nova York. Seu trabalho jornalístico está vastamente publicado em vários livros e ele foi considerado um dos 100 brasileiros mais influentes de acordo com a revista Época. Seu premiado romance SE EU FECHAR OS OLHOS AGORA, traduzido em 7 países, foi adaptado para minissérie pela TV Globo e indicada ao Emmy Internacional 2019.
É também autor dos romances A FELICIDADE É FÁCIL, VIDAS PROVISÓRIAS, BOA NOITE A TODOS e O ÚLTIMO DIA DA INOCÊNCIA, do livro de contos WELCOME TO COPACABANA e das peças CASA COMIGO, SARAH EM SÃO PAULO e O BRILHO POR TRÁS DAS NUVENS, agora sendo publicadas pela Storytel.
SE EU FECHAR OS OLHOS AGORA
Numa manhã de sol em abril de 1961, enquanto Yuri Gagarin torna-se o primeiro homem a sair da atmosfera da Terra, revelando um universo de possibilidades para a humanidade, numa pequena cidade brasileira, dois meninos de doze anos encontram o corpo mutilado de uma bela mulher à beira de um lago. Recusando a explicação oficial para o crime – pela qual, motivado por ciúme, o culpado é um frágil dentista –, eles começam sua própria investigação, ajudados por um idoso que vive em um asilo local. Um thriller psicológico que conquistou o Prêmio Jabuti e o Prêmio São Paulo de 2010, este romance revela um cenário perverso envolvendo violência sexual, racismo, corrupção e espúrias alianças políticas durante uma era em que o Brasil inicia o caminho de sua industrialização. Para os meninos, um terrível processo de amadurecimento.
Status/Publicação: Pela Record em 2009; Planeta (Portugal) em 2011; Evro-Giunti (Sérvia) em 2011; Arbeiderspers (Holanda) em 2012; Transworld/Doubleday (Grã-Bretanha) em 2013; Belfond (França) em 2013; Mondadori (Itália) em 2013; Blanvalet (Alemanha) em 2013. Adaptado pela TV Globo para minissérie, exibida em abril de 2019, disponível no Globo Play, nomeada ao Emmy Internacional na categoria Melhor Minissérie; distribuição internacional a ser anunciada.
BOA NOITE A TODOS
Maggie é uma brasileira que, como muitos latino-americanos, conheceu na Europa dos anos 1960 e 70 a liberdade que os anos de chumbo tolhiam em seu país natal. Essa liberdade, porém, resultou na ausência de um lar fixo. Os anos passam, e ela enfrenta agora a perda do pouco que lhe resta de identidade: a lembrança dos deleites e dos infortúnios de uma intensa existência. Londres, Nova York, Amsterdã e Berlim confundem-se, assim como se embaralham, à distância, os antigos amores, a família e os amigos.
Sozinha em um hotel em Copacabana, ela questiona suas próprias recordações e se esforça na tentativa de se encontrar. A convivência com seu drama – o de uma mulher cuja memória começa rapidamente a se esfacelar – é um profundo e emocionante aprendizado sobre a alma humana que Edney Silvestre conduz com técnica impecável.

Status/Publicação: Pela Record em 2014.
VIDAS PROVISÓRIAS
Em enredos paralelos cheios de tensão, reviravoltas e fatos históricos, o novo e pungente romance de Edney Silvestre segue por quatro décadas a trajetória de dois jovens expatriados brasileiros. Enquanto tenta sobreviver aos medos e humilhações de uma imigrante ilegal em Nova York, Bárbara se apaixona por um ex-traficante em estado terminal e se envolve com uma rede de prostituição. Na Suécia, Paulo, exilado político, passa por um retiro de sem teto em Estocolmo e por todos os tipos de empregos excêntricos, oferecidos pelo governo aos desterrados. Quando finalmente acredita ter encontrado paz ao lado de sua companheira Anna e seu filho recém-nascido, Paulo descobre que as mesmas pessoas que o torturaram no Brasil continuam a persegui-lo.
VIDAS PROVISÓRIAS traz de volta personagens de obras anteriores do autor. Um é Paulo, o bravo menino que tentou desvendar os mistérios por trás de um misterioso assassinato em Se eu fechar os olhos agora; a outra é Barbara, filha do motorista morto no sequestro que abre A FELICIDADE É FÁCIL. Forçados a levar vidas provisórias, Paulo e Bárbara refletem as mudanças na sociedade brasileira e mundial nos quarenta anos em que se passa o romance. Uma profunda visão do Brasil, projetada de fora por dois exilados em diferentes momentos da história do país.

Status/Publicação: Pela Intrínseca em 2013.
A FELICIDADE É FÁCIL
Ambientado durante um dos momentos mais dramáticos da história recente do Brasil, quando, em 1990, o governo confiscou toda a poupança de cada cidadão brasileiro, este livro conta um dia na vida de Mara e do empresário Olavo Bettencourt, a partir do momento em que recebem a notícia do sequestro de uma criança que pode ser o filho do casal. Narrativa de alta intensidade com um elenco de complexos personagens cujos destinos pessoais são diretamente afetados pelos acontecimentos sociais e políticos. Os sequestradores levam a criança errada, um doce menino surdo-mudo, filho do jardineiro e da empregada doméstica do casal Bettencourt, e o leitor conhecerá seu destino somente na última página.
O racismo e o ódio às mulheres são expostos pelos personagens e pelo entrecho com profundidade raramente vista na literatura brasileira.

Status/Publicação: Pela Record em 2011, Doubleday/ Transworld (Grã-Bretanha) e pela Belfond (França), em 2014. Vendido para a Blanvalet (Alemanha) em 2016. Direitos audiovisuais vendidos à Mixer.