A LINGUAGEM DOS DESASTRES é um romance sobre a crise climática e como as mudanças da natureza estarão profundamente enraizadas na vida das próximas gerações. Com um ritmo envolvente, narra uma história que visualiza o futuro e, ao mesmo tempo, corresponde ao presente.
Nascida sob os efeitos de uma seca devastadora, Catarina convive desde cedo com cenários alternados de caos. Filha de uma artista sonhadora e de um bancário pragmático, ela é uma das poucas crianças de sua cidade, já que ter filhos é uma escolha cada vez menos frequente. Ao fazer amizade com seu novo vizinho, Augusto, começa uma relação que atravessará a vida de ambos de forma devastadora.
Catarina cresce em um lar amoroso, cercada de cuidados, e os pais logo percebem que estão diante de uma criança atípica, com grande sensibilidade para enxergar o que ninguém mais parece ver. Ao surrupiar um baralho de tarô dos pertences da mãe, ela se envolve com o jogo e acaba crescendo para se tornar uma prodigiosa cartomante, atendendo clientes desesperados de forma online. Augusto, por sua vez, precisa lidar com o alcoolismo da mãe e aprende muito cedo sobre o ódio, ganhando a vida a fazer entregas por um aplicativo de celular.