Rizwan Virk

Rizwan Virk é um empresário de sucesso, formado pelo MIT e pela Universidade de Stanford, pioneiro de videogames, produtor de filmes, investidor e autor best-seller. Games criados por Riz, incluindo Tap Fish e Penny Dreadful: Demimonde, foram jogados por milhões de pessoas.
Atualmente, ele dirige a Play Labs @ MIT, uma incubadora e aceleradora de tecnologias para videogames do Massachusetts Institute of Technology.
A HIPÓTESE DA SIMULAÇÃO
“Há uma chance em um bilhão de não estarmos vivendo numa simulação.” E se estivermos vivendo dentro do computador de uma civilização muito mais inteligente do que a nossa? E se tudo o que vivemos e sentimos estiver sendo processado por um computador tão evoluído que para nós, humanos, seria impossível separar aquilo que é real e virtual? E se nós mesmos formos virtuais? O que seria, então, a realidade? O designer de videogames Rizwan Virk mostra como a história e a evolução de nossos videogames, incluindo realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e computação quântica, podem nos levar ao ponto de sermos capazes de desenvolver mundos virtuais abrangentes, assim como nos filmes da franquia Matrix. A HIPÓTESE DA SIMULAÇÃO é a ideia de que nossa realidade física, longe de ser um universo físico sólido, faz parte de uma simulação cada vez mais sofisticada, semelhante a um videogame, em que todos temos múltiplas vidas, somos constituídos de pixels e possuímos um relógio interno próprio executado por alguma inteligência artificial gigante.
A HIPÓTESE DA SIMULAÇÃO explica alguns dos maiores mistérios da física quântica, da ciência e da religião, como a indeterminação quântica, universos paralelos, a natureza integral da velocidade da luz e até mesmo a natureza de Deus. Embora a ideia toda pareça ficção científica, muitos cientistas, engenheiros e professores consideram seriamente a hipótese da simulação. E ela não é apenas uma teoria moderna. Filósofos e místicos de todas as tradições há muito afirmam que vivemos em algum tipo de “ilusão” e que existem outras realidades que podemos acessar a partir de nossas mentes.

Publicação/Status: Publicado em 2020 pela Bayview Labs (EUA); em novembro de 2021 pela Éditions Extraordinaire (França); e em dezembro de 2021 pela Citadel (Brasil). Vendido para China Machine Press (China) e Tokuma Shoten Publishing Co. (Japão). [332 páginas]