Gabriela Zambiazi

Nascida em Belo Horizonte, em 1995, Gabriela Zambiazi mora em Uberlândia desde 2019. É advogada e pós-graduanda em Psicanálise e Análise do Contemporâneo pela PUC-RS. Tem a escrita como instrumento de elaboração e explora, através das palavras, os núcleos familiares, seus vínculos e cicatrizes, com foco na multiplicidade da experiência feminina.
Também publica, quinzenalmente, textos autorais na newsletter Jangada (em mar aberto). DUROU UM MOMENTO, NÃO TEVE FIM é seu romance de estreia. Atualmente, dedica-se a seu segundo romance, em desenvolvimento na oficina literária de Marcelino Freire.
DUROU UM MOMENTO, NÃO TEVE FIM
No velório da mãe, Amélia confronta a realidade. Depois de uma vida de extremos, Iraci cometeu suicídio, deixando para a filha uma única mensagem: a proibição da presença de Magda, a avó, no funeral. Isso, e nada mais.

Em 1974, no vale do Jequitinhonha, Magda é uma jovem ambiciosa, que sonha em se mudar para Belo Horizonte. Ela conhece César, um médico da capital, 20 anos mais velho e enlutado pela morte recente do pai. O casamento impulsivo parece a realização de sonhos e ideais dela e dele. No entanto, muito rapidamente a vida perfeita avinagra, e o marido se revela um homem possessivo e controlador.
Entre o interior e a capital de Minas Gerais, três gerações de mulheres — avó, mãe e filha — carregam, ao longo de 40 anos, as marcas da violência. Numa narrativa lírica e envolvente, o romance explora, por meio de complexas dinâmicas familiares, as cicatrizes que herdamos e as escolhas que, na forma de uma catapulta projetada, atravessam o tempo e o espaço.

Status/Publicação: Inédito.