MAYA & NATASHA são gêmeas russas, nascidas em agosto de 1941 em Leningrado (antiga São Petersburgo), no dia em que as forças de Hitler bateram às portas da cidade. A mãe delas, promissora bailarina do Kirov, se suicida logo em seguida, e as meninas crescem firmes na decisão de honrar a memória materna tornando-se estrelas do grande balé russo. Perto dos 20 anos, unidas por um ambicioso desafio, mas com temperamentos diferentes, e rivais na dança, em tempo de Guerra Fria só uma pode ir com o Kirov se apresentar no exterior – não eram concedidos passaportes para mais de uma pessoa em cada família russa –, num momento crucial da disputa pela liderança na cultura entre Estados Unidos e União Soviética.
MAYA & NATASHA, da americana Elyse Durham, é um romanção original e poderoso, além de primeiro título negociado por LVB & Co, em nome da Trellis (@trellisliterary) de Allison Malecha, diretamente com a TAG – Experiências Literárias (@taglivros), que adquiriu direitos de clube do livro e “trade”, ou seja, também de livraria e venda avulsa. Numa caixinha, a maravilhosa edição de clube está chegando aos associados desde o fim de outubro, e a cota de cortesia aterrissou ontem na agência, trazendo ainda um mimoso chaveirinho com os dizeres “Ler abre portas”. Tem ainda um folheto muito bem feito contextualizando a Guerra Fria e o uso da arte para fins políticos na história ocidental. Caixa e capa ilustradas com aspectos da pintura de Jean-Louis Forain, imagens de Degas no miolo do livro.
Vamos torcer para MAYA & NATASHA desembarcar logo nas livrarias digitais e de rua. TAG faz muito pela valorização do livro e da leitura, nossos parabéns.




