MARCO MORICONI LÊ DOMENICO STARNONE

Físico, professor da UFF, divulgador científico no Instituo Ciência Hoje, Marco Moriconi sempre foi um grande leitor de todo tipo de literatura. Ele acabou de ler “Assombrações” (Todavia), de Domenico Starnone, e faz um LENDO primoroso sobre esse romance. Dá orgulho à VB&M publicar o texto do Marco nesta coluna.

“Assombrações” (Todavia), romance de Domenico Starnone, é uma pequena jóia. Logo nas primeiras linhas sabemos de quase tudo que se passará: Daniele Mallarico, napolitano radicado em Milão, consagrado ilustrador, já em seus 70 anos, é chamado pela filha, Betta, para cuidar do pequeno Mario, para que ela e o marido, Saverio, ambos matemáticos, possam participar de uma conferência de uns poucos dias em Cagliari. A filha não apenas mora em Nápoles, mas mora na própria casa em que Daniele cresceu.

Durante esse período, Daniele tem que preparar as ilustrações para um conto de Henry James, “The Jolly Corner” (A Bela Esquina), que tem um paralelo muito interessante com Assombrações. Se no conto de James, o personagem principal, Spencer Brydon, volta à casa de sua infância e é assombrado pelo fantasma de quem ele poderia ter sido, em Assombrações, ao voltar a Nápoles, Daniele se depara com a experiência inversa, ao confrontar os fantasmas de quem deveria ter sido, do que o destino teria lhe imposto, mas cujas amarras conseguiu romper pela arte.

A partir dessa estrutura simples, com uma prosa enxuta e precisa, Starnone discorre sobre uma variedade impressionante de temas: das relações entre pais e filhos ao casamento, da violência napolitana aos possíveis destinos de cada um, da velhice à infância. Esses são temas grandes, que nos fazem pensar muito, e costumam ser pesados. Mas Starnone consegue tratá-los com leveza, delicadeza, rigor e, não raramente, excepcional senso de humor.

Os dois personagens principais são construídos com perfeição e carinho: Daniele é um homem que já viveu boa parte de sua vida, ao passo que Mario, uma criança espertíssima, tem a vida toda pela frente. Os episódios entre os dois, uma série de deliciosos embates entre extremos temporais da existência humana, nos fazem pensar sobre as complexidades da vida, suas virtudes e vícios, prazeres e sofrimentos, frustrações e realizações. Um livro que deve ser lido e pensado, e que nos leva a entender um pouco mais sobre a natureza humana. Um livro que merece ser lido.