A coincidir com o lançamento da muito aguardada série da Amazon “Os Anéis do Poder”, TWENTY FIRST CENTURY TOLKIEN, de Nick Groom, chegará às livrarias britânicas pela Atlantic Books em setembro. Nesse livro, o autor, que atuou por muitos anos como professor de literatura especialista em J.R.R. Tolkien, analisa a influência da obra que, ao longo das décadas, se desdobrou em multiplataformas e inúmeras adaptações, dando origem a toda uma cultura que permanece atual e segue conquistando milhões de fãs ao redor do mundo desde o lançamento de “O Hobbit” em 1937.
Para a frustração dos puristas, hoje é impossível olhar para a obra literária de Tolkien sem desvinculá-la das icônicas adaptações cinematográficas dirigidas por Peter Jackson. Seus livros deram origem a um fenômeno que não para de crescer através de um misto de literatura, arte, música, cinema, rádio e jogos, entre outras mídias. TWENTY FIRST CENTURY TOLKIEN explora esse fenômeno e investiga por que, 50 anos passados da morte do autor, a obra de Tolkien continua a inspirar tão profundamente as pessoas. A partir de trechos dos livros, Groom trata de temas atemporais e centrais nos livros de Tolkien, como a amizade, o fracasso, a incerteza e a natureza, trazendo a visão do autor para a era contemporânea pós-pandemia.
Ao recapitular os últimos 85 anos que se seguiram à estreia literária de J.R.R. Tolkien, Nick Groom investiga o que tornou sua obra tão popular. Para ele, tamanha relevância se deve menos à complexidade linguística dos idiomas inventados pelo autor, embora isso também seja importante, do que à sua escrita sensível, criativa, humana e universal. Tolkien, de certa maneira, oferece um olhar de reencantamento pelo mundo, que se faz ainda mais necessário numa época de guerras, pandemias, extremismo político, mudanças climáticas e desastres ecológicos. Em seu livro, Groom afirma que agora, mais do que nunca, é o momento de Tolkien.