A MULHER DA MANCHA

Yasmin Ribeiro

A história de Gertrude Ederle, primeira mulher a atravessar a nado o Canal da Mancha, em breve irá para as telas do Disney+. Começa este ano a produção da adaptação audiovisual de A MULHER E O MAR (“Young womand and the sea” é o título original), biografia assinada por Glenn Stout e publicada pela Houghton Mifflin Harcourt. Com direção de Joachim Rønning, de “Malévola” e “Piratas do Caribe: A vingança de Salazar”, e roteiro de Jeff Nathanson, de “Prenda-me se for capaz”, o filme terá Daisy Ridley, protagonista da última trilogia Star Wars, no papel de Gertrude.

Campeã olímpica em 1924, a nadadora novaiorquina Gertrude Ederle fez história ao atravessar o Canal da Mancha aos 19 anos em 1926. Para realizar a travessia, ela usou óculos de motociclista colados em seu rosto com parafina e um traje de banho criado por ela e sua irmã, considerado escandaloso pela sociedade da época. A travessia dos 33km durou 14 horas e 39 minutos, duas horas mais breve do que os tempos de cinco homens que haviam realizado o feito anteriormente.

Ederle tornou-se mundialmente famosa por seu pioneirismo _ seu retorno para Nova York foi celebrado com um desfile em carro aberto pelas ruas. Com o tempo, entretanto, foi esquecida pela mídia. A recordista mundial passou a maior parte de sua vida como professora de natação para crianças com deficiência auditiva e morreu aos 98 anos, em 2003. Glenn Stout trouxe de volta seu legado em 2009, quando a biografia foi lançada pela Houghton Mifflin Harcourt, e, agora, com o lançamento no Disney+, essa narrativa fascinante de empoderamento feminino vai inspirar toda uma nova geração.