ABRIL CORTÊS E LIGEIRO

 

ABRIL CORTÊS E LIGEIRO

Corre abril acelerado, quase chegando ao fim. Foi um mês de muitos livros com intermediação da LVB & Co no mercado e de várias cotas de cortesia, recebidas com alegria na agência. Entre livros já lançados e outros ainda em processo de desembarque nas livrarias (sejam estreias ou reimpressões), figuram:

LEOPOLDINA & MARIA DA GLÓRIA, de Mary Del Priore (@marydelpriore.ofc), chegando hoje ao mercado pela José Olympio (@grupoeditorialrecord). A escritora-pesquisadora foge das narrativas frias e distantes de seus objetos, trazendo vida, carne e sangue aos acontecimentos históricos com o recurso à voz da princesa Maria da Glória para contar a trajetória de sua mãe, a imperatriz Leopoldina.

O carnaval de 2024 foi bom para a narrativa mítica tupinambá de Alberto Mussa, MEU DESTINO É SER ONÇA, em sua segunda edição, agora pela @civilizacaobrasileira. Base do enredo da escola de samba Grande Rio, o livro ganhou a primeira reimpressão.

Chegou também PURO, de Nara Vidal (@_naravidal), pela @todavialivros, que vem conquistando espaço nas vitrines e prateleiras e angariando excelente fortuna crítica ainda a semanas do lançamento.

INGRID, A FILHA DO COMANDANTE, autoficção de Gabriel Waldman, veio numa leva generosa enviada pela @buzzeditora. Lançado há poucos dias, o romance conta a intensa história de amor entre o judeu húngaro Gabriel e a filha de Franz Stangl, comandante SS do campo de Treblinka na Segunda Guerra Mundial, onde morreu toda a família paterna do autor-protagonista. A noite de autógrafos será na quinta-feira, 2 de maio, na Travessa do Iguatemi, SP, e que nenhum amigo paulistano ouse emendar o feriado do Dia do Trabalho.

NINGUÉM É NORMAL, do antropólogo Roy Richard Grinker, foi para as livrarias em fevereiro pela editora @arquipelagoeditorial. A agência recebeu seus dois exemplares de cortesia há algumas semanas. Sensacional ensaio médico-histórico sobre a criação cultural do estigma do transtorno mental.

Outra segunda edição deste mês é 1599: UM ANO NA VIDA DE WILLIAM SHAKESPEARE, de James Shapiro, que LVB & Co passou a representar no Brasil em nome da agente norte-americana Anne Edelstein. O novo contrato desse livro, que já era muito bom e ficou ainda mais lindo na nova edição, tornou-se motivo de orgulho pela excelência da obra.

Finalmente, publicado pela @editorasextante em março, COMO ACOLHER SEU LADO SOMBRA, de Kelly Bramblett (@iamkellybramblett). O trabalho com o “lado sombra” da psiquê é a grande tendência na vanguarda do pensamento psicológico.