AS REVELAÇÕES DO STREGA

Saiu a lista longa do Prêmio Strega 2022, principal premiação literária da Itália, e duas clientes italianas emplacaram títulos entre os 12 selecionados. Da agência Otago, NINA SULL’ARGINE (Nina no aterro, em tradução livre), de Veronica Galletta, publicado em outubro de 2021 pela Minimum Fax, e IL CANNOCCHIALE DEL TENENTE DUMONT (O telescópio do Tenente Dumont), de Marino Magliani, também lançado no ano passado, em maio, pela editora L’Orma, concorrem ao Strega. Do Grupo Mauri Spagnol, publicado em junho de 2021 pelo selo Ponte Alle Grazie, o romance STRADARIO AGGIORNATO DI TUTTI I MIEI BACI (Mapa atualizado de todos os meus beijos), de Daniela Ranieri, também entrou na lista longa. Os cinco finalistas do Prêmio Strega serão anunciados em junho.

IL CANNOCCHIALE DEL TENENTE DUMONT, do premiado romancista e tradutor italiano Marino Magliani, é uma narrativa histórica que traz para o leitor três desertores do exército de Napoleão em suas jornadas de volta à casa. O livro foi elogiado pelo júri como um romance pitoresco, com “paisagens magistralmente descritas numa prosa de grandiosa beleza.”

Veronica Galletta venceu o Prêmio Campiello Opera Prima com sua estreia literária, LE ISOLE DI NORMAN, publicado originalmente pela Italo Svevo. Agora, com o belo romance de realismo mágico, NINA SULL’ARGINE, cujos personagens transitam entre o mundo dos vivos e dos mortos, a autora trata do tema da vulnerabilidade humana e da dificuldade de lidar com os fantasmas do passado.

O romance da jornalista e escritora italiana Daniela Ranieri, STRADARIO AGGIORNATO DI TUTTI I MIEI BACI, consiste em um diário ultra detalhado que cruza a linha entre o registro científico, o humor e a poesia ao narrar as experiências da protagonista e sua relação com seu corpo, suas obsessões e relacionamentos amorosos. As feridas, neuroses e questões da narradora se misturam a relatos sobre a pandemia da Covid-19, anedotas sobre o dia a dia em Roma e reflexões sobre o amor em todas as suas formas. Com o poder da escrita ácida de Ranieri, esse romance revela uma das mais cativantes vozes da literatura contemporânea italiana.