Anna Mariano

Nascida em Porto Alegre, formou-se em direito pela UFRGS. Em 2006 abandonou a advocacia e publicou seu primeiro livro OLHOS DE CADELA, poemas (L&PM), finalista do prêmio Açorianos de Literatura. Em 2011 foi finalista do Prêmio Fato Literário realização do Grupo RBS. Seu primeiro romance ATADO DE ERVAS (L&PM) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura – Melhor Livro do Ano Autor Estreante.
Em 2017 publicou PRA AMANHECER ONTEM (L&PM) finalista do Prêmio da Associação Gaúcha dos Escritores, AGES, edição 2018 e que está sendo adaptado para o cinema com roteiro de Anna Mariano, Letícia Wierzchowski e Diego Muller, direção de Thiago Lacerda e Werner Schunneman. Em 2019 publicou seu segundo livro de poemas: APENAS POR NÓS CHORAMOS (Penalux), ganhador do prêmio Ages, do prêmio da Academia Rio-Grandense de Letras e do prêmio Açorianos de Literatura.
A ETERNIDADE DOS CARAMUJOS
Silenciosos e determinados como pequenos caramujos, carregando às costas suas casas, suas esperanças, suas vidas, os brasileiros criaram um país de imigrantes/migrantes. Basta pensar na corrida do ouro de 1700; do café em 1800; da borracha em 1900, para comprovar que os ciclos migratórios fazem parte da nossa identidade. Misturando histórias de amor a receitas de família, ficção e realidade, este livro conta o último desses ciclos: o da soja, planta que causou uma moderna, mas não menos heroica migração, fez nascerem fábricas e cidades, mudou a forma de se fazer agricultura, inventou milionários e mendigos.
Ao narrar 40 anos da história de duas famílias, suas alegrias e tragédias, seu empreendedorismo, ao revelar seu desejo insano/sábio por novas terras, seu efeito colonizador, mas também devastador da vegetação natural, desde o sul até a Amazônia, Caramujos refaz, passo a passo, uma faceta importante da história do Brasil.

Status/Publicação: Inédito.
“Anna tem uma capacidade excepcional de contar histórias, desnudando seus personagens. Ela os revela em sua humanidade sempre incompleta, seres tão palpáveis como meu filho que está remexendo gavetas na cozinha agora mesmo, mas que são amálgamas que Anna domina com profunda sabedoria e talento.”

Letícia Wierzchowski
“Precisamos reconhecer Anna Mariano como uma escritora completa. Poeta de sensibilidade finíssima, tornou-se romancista corajosa, capaz de enfrentar e colocar de joelhos todos os clichês da literatura.”

Tabajara Ruas
“Estou impressionado com esse romance mais rural do que urbano, mais cerrado do que pampa ou Mata Atlântica. Não há um romance como esse no panorama literário brasileiro. Após sair aqui, esse livro tem potencial para fazer carreira nos EUA. Tem vocação inequívoca para cinema ou TV. Pedro é grande personagem, mas gostei também da Palmira, da Rosa e da Cecília. Fiquei contente ao ver que o esquisito Angelo se arranjou com uma chinesinha. Todos eles e mais alguns já moram no meu coração.”

Geraldo Hasse, ex-repórter da Veja especializado em Agricultura e soja.
“Terminei de ler PRA AMANHECER ONTEM, parabéns, belo romance! Você escreve muito bem, sua escrita tem a solidez dos clássicos, seus personagens são complexos, surpreendentes. Percebe-se que você conhece profundamente aqueles personagens e aquele ambiente, isso é muito bom.”

Jorge Furtado, cineasta.