Gabriel Waldman

Gabriel Waldman nasceu em 1938, na Hungria, no seio de uma família judia. Com a Segunda Guerra Mundial e a instauração do nazismo no seu país natal, perdeu toda a família, sobrevivendo apenas ele próprio e a mãe. Mais tarde, com a derrota da Alemanha e o domínio comunista da Hungria, acabou por fugir com ela para o Brasil.
Aprendeu português com 16 anos e, embora sonhasse com uma carreira literária, a barreira da língua dificultou esse percurso. Nos anos 1990, ganhou o segundo lugar num concurso com um conto e, a partir desse impulso, publicou dois livros, JULIA – UMA FÁBULA e A ESTRATÉGIA DO ESCORPIÃO.
INGRID, A FILHA DO COMANDANTE
Ingrid é filha de Franz Stangl, comandante nazista do campo de extermínio de Treblinka durante a Segunda Guerra Mundial. Gabriel Waldman é um judeu sobrevivente do Holocausto. Suas vidas são atravessadas por esse que foi dos episódios mais tenebrosos da história recente. Apaixonado por Ingrid, e sem saber a verdadeira identidade do pai da garota, Waldman envolve-se num relacionamento amoroso que o abalará profundamente, para sempre.
Nessa comovente autoficção, o autor nos permite acessar seus pensamentos mais íntimos e angustiantes. Pensamentos que nascem de um passado cruel. E que ressoam ainda hoje.

Status/Publicação: Pela Buzz em abril de 2024.