Marcela Dantés

Marcela Dantés nasceu em Belo Horizonte, em 1986. Em 2021, seu primeiro livro, NEM SINAL DE ASAS, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria Melhor Romance de Estreia, e do Prêmio Jabuti, na categoria Melhor Romance Literário.
Em 2016, foi autora residente do Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO), em Portugal. Lá ela começou a escrever seu segundo romance, JOÃO MARIA MATILDE, publicado em 2022 pela Autêntica Contemporânea.
VENTO VAZIO
VENTO VAZIO é um romance narrado por quatro vozes: quatro histórias de vida que se cruzam. Na Quina da Capivara, é marcante a presença do Vento Vazio, gelado e noturno, que atravessa a serra e carrega a fama de enlouquecer as pessoas. Diz-se que tudo pode acontecer em noite de Vento Vazio, e os moradores da região, alquebrados pela aridez de um lugar que cobra muito de cada um, trazem em si as marcas desse fenômeno.
Miguel Sem-fim, Maura, Cícera e Alma são os narradores e contam suas vidas, passado e presente, deixando saber como suas histórias foram atravessadas pelo misterioso fechamento de uma Usina Eólica, pela força do Vento Vazio e pelas várias faces da loucura.

Status/Publicação: Pela Companhia das Letras em junho de 2024.
JOÃO MARIA MATILDE
Perto dos 40 anos, Matilde, uma mulher forte e independente que pensava ser filha de pai desconhecido, recebe um telefonema que desorganiza sua vida. O português João Maria é seu pai, já está morto e deixou um testamento, que a inclui, a ser lido com data e hora marcadas, numa pequena vila além-mar. Deixando no Brasil o namorado, Abel, e Beatriz, a mãe que sofre de Alzheimer precoce, a protagonista, já em Portugal à espera da leitura do testamento, faz um mergulho tão inesperado quanto solitário em seu passado desconhecido.
Psicologicamente fragilizada, Matilde se vê obrigada a enfrentar seus maiores medos, a síndrome do pânico e alguns delírios que insistem em aparecer quando ela mais precisa de lucidez. Na busca por suas origens, é na terra de seu pai que ela encontra uma versão surpreendente, emocionante e transformadora de si mesma e de sua história.

Status/Publicação: Pela Autêntica em 2022. [160 páginas]