Mirian Goldenberg

Referência nos estudos de comportamento, casamento, sexualidade, corpo e envelhecimento, a antropóloga Mirian Goldenberg é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com PhD em Antropologia Social. Desde 2010, atua como colunista da Folha de S. Paulo, e seus artigos figuram entre os mais lidos do diário.
Autora de mais de 30 livros de sucesso — entre estes, os best-sellers A OUTRA e A INVENÇÃO DE UMA BELA VELHICE —, e uma presença constante nos principais programas de televisão, rádio, jornais e revistas, Mirian é uma das mais bem sucedidas palestrantes brasileiras do TEDx, com uma palestra já visualizada por cerca de 1,2 milhão de pessoas. Essa palestra deu origem ao livro LIBERDADE, FELICIDADE E FODA-SE!
A ARTE DE GOZAR: AMOR, SEXO E TESÃO NA MATURIDADE
Inspirada na célebre frase de Simone de Beauvoir em O segundo sexo, “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”, Mirian Goldenberg, especialista em estudos de gênero e envelhecimento, propõe uma nova formulação: “Nenhuma mulher nasce livre: torna-se livre!” A partir do desejo de compartilhar as lições que aprendeu com grandes mulheres — como Simone de Beuvoir e Leila Diniz, por exemplo —, Mirian escreve sobre amor, sexo, tesão, (in)fidelidade, intimidade, amizade, casamento, borogodó, corpo, envelhecimento e, sobretudo, liberdade.

Com base em entrevistas e pesquisas feitas com mais de 5 mil mulheres e homens, A ARTE DE GOZAR percorre diferentes visões sobre amor e prazer; apresenta a revolução de saber dizer não; contesta a ideia disseminada e preconceituosa de que o sexo seria privilégio de mulheres mais jovens; descontrói rótulos e aprisionamentos das escolhas femininas, de querer ou não fazer sexo na maturidade; discute e problematiza a invisibilidade e a vergonha que as mulheres mais velhas sentem com relação ao próprio corpo; discute perspectivas femininas e masculinas sobre fidelidade e infidelidade, autoestima, insatisfação sexual, orgasmo, vídeos pornô, vibradores, expectativas no casamento, o marido como capital e homens que se relacionam com mulheres mais velhas; faz a proposta de uma Revolução da Bela Velhice; e nos apresenta ainda às Avós da Razão — três amigas com mais de 80 anos de idade que decidiram criar um canal no YouTube para compartilhar suas conversas em mesas de botecos, com reflexões e muitas risadas sobre a vida e a velhice.
A ARTE DE GOZAR traz ainda treze lições sobre a velhofobia e o Manifesto das Velhas Sem Vergonhas, que tem como primeiras signatárias as Avós da Razão, fazendo-nos pensar em melhores maneiras de se gozar a velhice. Nas palavras da autora: “Em tempos de tanto ódio, intolerância, preconceito e violência, gozar é um ato revolucionário.”

Status/Publicação: Pela Record em março de 2023. [176 páginas]
LIBERDADE, FELICIDADE E FODA-SE!
Já ouviu falar da curva da felicidade? Pesquisas realizadas por economistas em oitenta países, com mais de 2 milhões de pessoas, encontraram um padrão constante. As pessoas mais felizes são as mais jovens e as mais velhas, e as menos felizes são as que estão entre quarenta e cinquenta anos.

A partir daí, a antropóloga Mirian Goldenberg saiu a campo e comprovou que o mesmo acontece no Brasil. O resultado de sua análise rendeu uma palestra no TEDxSão Paulo que viralizou no YouTube com mais de 1,2 milhão de visualizações. LIBERDADE, FELICIDADE E FODA-SE! nasceu desta palestra. É um alerta e, ao mesmo tempo, um convite para que todos aceitem o desafio e tenham a coragem de inventar uma vida mais livre e mais feliz.
Cada um dos 17 capítulos do livro começa com uma pergunta, apresenta uma discussão e termina com um espaço para o leitor anotar suas ideias e reflexões. Você já fez uma faxina na sua vida? Gostaria de ser mais leve? Sabe rimar liberdade com felicidade? Tem medo de envelhecer? Sabe o que vai fazer e ser quando envelhecer? Em que ponto está na curva da felicidade? A partir de depoimentos de homens e mulheres, Mirian oferece as respostas para essas e outras tantas perguntas. Um livro imperdível para quem está procurando ser feliz ainda nesta vida.

Status/Publicação: Publicado pela Planeta em junho de 2019; pela 20|20 em Portugal em fevereiro de 2020 e pela Cheongmirae Publishing Co. (Coréia) em fevereiro de 2021. Direitos de tradução vendidos para Fol (Turquia). [160 páginas]
A INVENÇÃO DE UMA BELA VELHICE
Uma das mais importantes referências em debates sobre corpo, envelhecimento e felicidade na cultura brasileira, a antropóloga Mirian Goldenberg tem se dedicado nos últimos anos ao estudo do envelhecimento de mulheres e homens. Mais de 30 anos de pesquisas desafiaram a antropóloga a buscar os caminhos para inventar uma bela velhice. Em seu novo livro, A INVENÇÃO DE UMA BELA VELHICE, Mirian mostra que é possível experimentar o processo de envelhecimento com beleza, liberdade e felicidade. Com base em depoimentos e pesquisas aprofundadas, mas sem abrir mão de ser acessível para o público leigo, cada capítulo do livro aborda as ideias mais importantes para a conquista de uma bela velhice, com dicas simples de como construir um projeto de vida e dar muitas risadas. Sem apresentar mapas, segredos, fórmulas ou receitas, em cada capítulo do livro a antropóloga dedica-se a desenvolver as ideias mais importantes sobre os aspectos positivos para a conquista de uma bela velhice (sem deixar de discutir os aspectos negativos): encontrar um projeto de vida, buscar o significado da existência, valorizar a liberdade, almejar a felicidade, cultivar a amizade, viver intensamente o presente, aprender a dizer não, respeitar as vontades e verdades, vencer os medos e aceitar a própria idade.
Para Mirian, os “belos velhos” precisam encontrar um significado para a última fase de suas vidas. O trabalho não é mais uma questão de sobrevivência material – eles não precisam mais, mas querem continuar sendo úteis, ativos e produtivos. A bela velhice é o resultado natural de um “belo projeto de vida”, que pode ser construído desde muito cedo, ou mesmo tardiamente, por cada um de nós: os velhos de hoje e os velhos de amanhã.

Status/Publicação: pela Record em junho de 2021.