Pedro Sussekind

Pedro Süssekind Viveiros de Castro, nascido no Rio de Janeiro em 1973, é escritor, tradutor e professor. Concluiu em 2005 o doutorado em Filosofia pela UFRJ, com especialização em Literatura Comparada na Universidade Livre de Berlim. Trabalha no Departamento de Filosofia da UFF, como professor da área de Estética e Filosofia da Arte. Após a publicação de seu primeiro livro de ficção, LITORAL, participou das coletâneas “Paralelos” e “17 Contos da nova literatura brasileira”, entre outras.
Foi bolsista do programa Petrobrás Cultural, edição 2008-2009, e como resultado publicou em 2011 o romance TRIZ (Editora 34). Também é autor de três livros de não-ficção: SHAKESPEARE, O GÊNIO ORIGINAL (2008), TEORIA DO FIM DA ARTE (2017) e HAMLET E A FILOSOFIA (2021).
ANISTIA
Emílio é estudante de História e filho de um desaparecido dos anos de chumbo da ditadura. Nos meses que antecedem o decreto da Lei de Anistia em 1979, como o Telêmaco da Odisseia, ele ouve dizer que o pai pode estar vivo e parte em busca de notícias, trazidas por velhos companheiros que já retornaram do exílio. A mãe, versão moderna de Penélope, tem um ateliê de costura. O pai participou de ações da luta armada no Rio de Janeiro até 1969, quando seu filho era ainda criança.
Dez anos depois, a viagem em busca de notícias não só indica o destino do Ulisses desaparecido, como também possibilita que o filho desvende uma tentativa de atentado terrorista de um grupo de extrema direita. Anistia é um romance de teor político, que sonda as raízes do impasse político brasileiro.

Status/Publicação: Pela HarperCollins Brasil em 2022. [176 páginas]