Simone Campos

Simone Campos nasceu no Rio de Janeiro e fez sua estreia na literatura em 2000, ainda adolescente, com a novela NO SHOPPING, tornando-se conhecida no Brasil. Em 2006, publicou A FEIA NOITE, seguido pela coletânea de contos AMOSTRAGEM COMPLEXA, em 2009. OWNED – UM NOVO JOGADOR foi publicado fisicamente e como um site interativo em 2011. Em 2014, lançou o romance A VEZ DE MORRER pela Companhia das Letras.
Simone é formada em Jornalismo e Editoração, com mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada. Trabalha como tradutora, além de escritora, e acaba de entregar seu próximo romance, MULHER DE POUCA FÉ, uma autoficção sobre sua conversão a uma igreja neopentecostal, focada na prosperidade, aos sete anos, quando morava no Rio de Janeiro, que será publicado pela Companhia das Letras em agosto de 2024.
MULHER DE POUCA FÉ
Uma autoficção baseada em dez anos como fiel de uma poderosa igreja neopentecostal brasileira nos anos 1990.

Simone Campos, autora de seis livros de ficção, publica sua primeira autoficção revelando sua infância e adolescência frequentando uma igreja evangélica de grande porte no Rio de Janeiro dos anos 1990. Acompanhamos sua jornada desde os primórdios da denominação – com seus exorcismos escandalosos e fiéis chorosos – até o rebranding da igreja como uma usina de prosperidade terrena com fortes ambições políticas.

Criança precoce, desde cedo Simone foi chamada a cumprir papéis importantes na igreja, incluindo orar na rádio e cantar no púlpito; na adolescência, participou da campanha política de um candidato-pastor e foi sua ghost writer. Vivenciou o estigma de ser “crente” num meio de classe média em que isso era minoria, enquanto já lidava com o bullying escolar por outros motivos – inclusive, como descobriu só adulta, estar no espectro autista.
Com o tempo, a jovem Simone foi enxergando e contestando o papel sempre subalterno das mulheres na igreja, a exploração do trabalho dos fiéis, a tentativa de confinar suas relações sociais e gostos culturais apenas à religião, e as pregações cada vez mais tomadas por assuntos relativos a dinheiro. Com muita culpa e dificuldade, ela acabou deixando o rebanho com 17 anos de idade. A partir de então, ainda adolescente, ela teria que lidar com a ansiedade de carregar este passado atribulado e, enquanto isso, se redescobrir enquanto indivíduo (e escritora).

Publicação/Status: a sair pela Companhia das Letras.
NADA VAI ACONTECER COM VOCÊ
Lucinda Bocayuva é uma produtora de TV de 36 anos que mora no Rio de Janeiro. Quando sua irmã mais nova, Viviana, desaparece, Lucinda não mede esforços para encontrá-la. Ela acaba descobrindo que Viviana fazia programas para complementar a renda de modelo. Logo Lucinda ganha o auxílio de Graziane, namorada e colega de profissão de Viviana.
Enquanto isso, Viviana, em cativeiro, tem que usar a cabeça para enganar seus sequestradores – um “príncipe” e seu capanga – e apreender seus verdadeiros motivos, e quem sabe achar uma chance de escapar.

Status/Publicação: Pela Companhia das Letras em maio de 2021 e pela Pushkin/Vertigo (Grã-Bretanha + direitos mundiais de inglês) em fevereiro de 2023. Direitos audiovisuais adquiridos pela Pródigo. [192 páginas]