O ROMANCE COMO CAMPO DE BATALHA

Tem um fenômeno literário novo vindo da Espanha, que já ganhou tradução para o inglês e sairá em breve no Reino Unido pela Cape/Vintage: LECTURA FÁCIL, de Cristina Morales, que venceu importantes premiações espanholas como Herralde e o Nacional de Literatura na modalidade Narrativas. Agenciado por Ella Sher e publicado originalmente pela Anagrama em 2018, LECTURA FÁCIL vendeu mais de 50 mil exemplares em 12 edições em seu país e está sendo adaptado para o cinema. Além do lançamento britânico pela Cape/Vintage, terá edições na Itália (Guanda), França (Denoel), Grécia (Opera) e na Alemanha (Matthes und Seitz) – só editoras poderosas.

Pelas vozes de Marga, Nati, Patricia e Àngels, em LECTURA FÁCIL o leitor descobre quatro mulheres com diferentes problemas mentais que dividem um apartamento de propriedade do Estado numa região marginal de uma sombria Barcelona ocupada por squatters, anarquistas, por gente sem-teto e todos os tipos de desajustados. É a cidade de associações libertárias e inusitadas como a Plataforma de Afectados por la Hipoteca, entre outras.

Já se disse que o livro é um campo de batalha contra a retórica capitalista e institucional e, ao mesmo tempo, uma ode ao corpo e à sexualidade, à dignidade de todos aqueles marcados pelo estigma da deficiência. Com textos que se entrelaçam, a narrativa é como um fanzine que denuncia o machismo e também os procedimentos do sistema judiciário que buscam incapacitar e esterilizar uma das protagonistas, enquanto outra escreve uma ficção autobiográfica pelo método da “leitura fácil”.

Cristina Morales, nascida em 1985, vem do mundo da dança e do teatro, mas esse já é seu quarto romance. Seguem alguns elogios feitos a essa narrativa radical e única no quadro da literatura espanhola contemporânea:

“O olhar ácido e esperto de Cristina Morales nos dá o reflexo fiel de uma sociedade que talvez ainda não esteja pronta para se ver no espelho” – Rafa Arias.

“Cristina Morales apresenta uma dança selvagem, vibrando com humor, sobre a vida urbana, a sanidade, a política e o sexo. Tão radical quanto divertida” – Gonzalo Pontón

“Em LECTURA FÁCIL, Cristina Morales desafia o cânone da normalidade econômica, social, política, moral e educacional. Faz isso com uma motosserra estilística que, por sua vez, desafia o cânone da normalidade literária” – Marta Sanz

“(O romance representa) a descoberta brilhante de quatro vozes hilariantes que gozam a impunidade essencial a toda verdadeira literatura” – Juan Pablo Villalobos