PRÊMIOS PARA MAGNÓLIAS

Yasmin Ribeiro

Les Magnolias (Allary), terceiro romance do jovem autor Florent Oiseau, é um dos títulos que estão se posicionando solidamente entre os prêmios literários franceses este ano. Está entre os cinco finalistas do Prix Orange du Livre, concorrendo também ao Prix du Livre France Bleu, concedido pelos livreiros. Na França, isso é um feito para um autor com menos de quatro anos de carreira.

A prosa de Oiseau já recebeu entusiasmados elogios da crítica, surpresa com o grande talento desse escritor de 29 anos. Com uma voz sagaz, leve e bem humorada, em tom tragicômico, Les Magnolias causou ótima impressão na renomada revista Le Figaro, que nomeou Florent Oiseau um dos poucos autores mestres na sofisticada arte de equilibrar humor e drama. A revista Elle comparou a excelência de sua escrita à da respeitada veterana Anna Gavalda.

Os romances de Oiseau se destacam por protagonistas fracassados e desiludidos com suas carreiras, dos quais o cinismo é a principal característica. Em Les Magnolias, Oiseau nos apresenta um ator frustrado que visita sua avó no asilo aos domingos; em seu segundo romance, Paris-Venice, um comissário de bordo que trabalha no trem noturno com mais atrasos em toda a Europa; e em Je vais m’y mettre, sua estreia na literatura, narra a história de um preguiçoso e atrapalhado quarentão às vésperas de perder o seguro-desemprego.

Apesar de criar “magníficos perdedores”, a carreira literária de Oiseau dispara rumo à consagração: Paris-Venice também esteve entre os finalistas do Prix Orange du Livre, enquanto Je vais m‘y mettre foi eleito o “livro mais engraçado do ano” e venceu o Prix Saint-Maur en Poche.