Uma das atrações internacionais mais festejadas da Bienal SP é Nathan Harris. O autor de A DOÇURA DA ÁGUA (Novo Século), romance selecionado por Oprah Winfrey para integrar seu clube do livro pessoal e recomendado por Barack Obama, falou para uma Arena Cultural lotada na manhã de domingo. Foram temas do papo o seu processo de escrita, as referências e as inspirações para criar a história de Prentiss e Landry, dois irmãos recém-libertos da escravidão no Sul do Estados Unidos pós-Guerra Civil. Após o painel, o público formou longas filas para conseguir autógrafos, primeiro na própria arena e depois no estande da Novo Século.
Em sua primeira visita ao Brasil, Nathan não poderia ficar somente pelos pavilhões do Expo Center Norte. Acompanhado dos agentes Miguel Sader e Yasmin Ribeiro e da editora Amanda Moura, foi apresentado à típica comida baiana do Baiano de Dois. Para fechar o dia, um encontro especial com as mulheres do grupo Samba de Dandara, uma roda de samba tocada inteiramente por mulheres pretas e para lá de talentosas, que ganharam exemplares do livro com dedicatórias exclusivas e o presentearam com um CD autografado.
Com Miguel e Yasmin de volta ao escritório no Rio, cabe à querida Amanda manter o nível da programação cultural de Nathan Harris lá no alto.