Uma das sagas familiares de maior sucesso na Itália em todos os tempos, lançada em 2020, PRIMA DI NOI, de Giorgio Fontana, está chegando às telas pela RAI-Ficção com Wildside (produtoras, entre outras, da série “A amiga genial”), com direção de Daniele Luchetti, e Valia Santella no papel principal. Chega em formato de série de 10 episódios com estreia italiana em streaming no próximo 4 de janeiro, depois de ter sido apresentada com recepção calorosa na Festa del Cinema di Roma, ou Rome Film Fest.
ANTES DE NÓS é representado no Brasil pela LVB & Co em nome da agência de Piergiorgio Nicolazzini (@pnlalitag). Apesar de seu imenso sucesso como autor, principalmente com esse livro, Giorgio Fontana nunca teve edição brasileira. A edição italiana é da notável siciliana Sellerio (@sellerioeditore).
O romance narra a história da família Sartori em quatro gerações a partir da Primeira Guerra Mundial, da qual Maurizio, o patriarca, deserta após a trágica derrota de 1917 em Caporetto, até 2012 com Letizia, a última descendente do clã a portar o sobrenome, tendo como pano de fundo a resistência partigiana na Segunda Guerra, o boom econômico, os anos de chumbo das Brigadas Vermelhas e a geração Erasmus (legitimamente européia, tendo tomado o nome do programa universitário de complementação de estudos em outros países do continente).
Cada geração da família se opõe à anterior sem jamais superar a marca genética da inquietude envolvida pela incomunicabilidade e pela solidão, que se constitui a partir do primeiro ato covarde de Maurizio. O clã é do Friuli, região do Nordeste da Itália considerada remota e mágica pelos próprios italianos, que estranham a influência austríaca, devida a anos de submissão ao Império Austro-Húngaro, e as consequentes contradições culturais.
ANTES DE NÓS já foi publicado em vários países. O leitor brasileiro merece ter acesso a essa obra, concordam?




