A VEZ E A VOZ DAS GUERREIRAS

Miguel Sader

A Feira de Frankfurt está aí – virtual, é verdade, mas sempre movimentada. Como toda temporada de feira internacional, o grande volume de catálogos estrangeiros que recebemos em um espaço tão curto de tempo permite alguns exercícios interessantes de análise de dados. Garimpando os destaques das listas de nossos clientes, é possível identificar temas em alta, os gêneros mais lidos em cada país, as tendências desse universo de modo geral. Um dos movimentos que mais chamam a atenção vem da Alemanha, onde está nítido o apelo dos romances biográficos históricos. Mais especificamente, romances biográficos históricos sobre mulheres fortes, guerreiras capazes de superar os limites impostos pela tradição e pelo patriarcalismo.

Pelo menos três das clientes alemãs que VB&M representa para o Brasil trazem títulos desse tipo em seus catálogos da estação. A editora Aufbau foi a pioneira nessa linha, que desenvolveu para reforçar sua lista de livros mais comerciais numa casa que antes fora essencialmente literária e política. Sua coleção sobre personalidades femininas marcantes no último século, “Mulheres corajosas entre a arte e o amor”, estourou entre leitores não só da Alemanha mas da Europa toda, já tendo emplacado dois títulos com a Tordesilhas no Brasil. O primeiro foi MADEMOISELLE CHANEL E O CHEIRO DO AMOR, de Michelle Marly, de muito sucesso desde 2018; para o segundo, FRIDA KAHLO E AS CORES DA VIDA, de Caroline Bernard, Tordesilhas prepara mega lançamento em muito breve . Outros títulos da coleção da Aufbau são sobre Edith Piaf, Maria Callas, Grace Kelly, Peggy Guggenheim e mais. 

Da agência de Michael Gaeb, vem A SRA MERIAN E AS MARAVILHAS DO MUNDO, de Ruth Kornberger, romance que tem como protagonista a botânica e artista holandesa Maria Sibylla Merian. Pioneira no estudo de plantas e insetos, cientista ambiciosa, pintora talentosa, mãe solteira e apaixonada por um pirata. Tudo isso no século XVII, o que valoriza ainda mais seus feitos. Essa história impressionante sairá no primeiro semestre de 2021 pela C. Bertelsmann. 

A revolucionária pedagoga italiana Maria Montessori também inspirou um belo romance. PROFESSORA DE UMA NOVA ERA, de Laura Baldini, saiu pela Berlin Verlag em agosto. De lá pra cá, já são mais de 40 mil exemplares vendidos, com lugar garantido entre os 10+ das listas de best-sellers. Editoras fortes vão lançar o livro na Espanha, República Tcheca, Estônia e Hungria. Diante desse desempenho, Berlin Verlag anunciou sua coleção sobre grandes mulheres: por enquanto, estão a caminho livros sobre Anna Freud, fundadora da psicanálise infantil, e Emily Warren Roebling, engenheira responsável pela construção da Brooklyn Bridge. 

A literatura, como qualquer outro campo da cultura, reflete os anseios da sociedade. Os tempos atuais, de vozes feministas cada vez mais vibrantes e presentes, pedem a vez das mulheres no espaço literário como personagens e autoras _ protagonistas. A leitura sobre grandes personalidades femininas da  história inspira e renova. Diagnóstico preciso dos alemães.