CEZAR TRIDAPALLI LÊ GINEVRA LAMBERTI

Abrindo a programação do blog em 2022, o escritor Cezar Tridapalli, autor de VERTIGEM DO CHÃO (Moinhos), recomenda a leitura de “Por que começo do fim”, romance autobiográfico de Ginevra Lamberti, ele que traduziu do italiano para a Editora Âyiné. Um misto de realidade e ficção, romance e crônica, o livro oferece uma reflexão filosófica poética e bem humorada acerca da morte.

Sugiro a leitura do livro “Por que começo do fim”, de Ginevra Lamberti, que traduzi no final de 2020 e foi publicado em 2021 pela editora Âyiné. O tema da morte é visto como pesado pela maioria de nós, mas Ginevra Lamberti consegue ser até bem engraçada, sem perder a ternura nem a seriedade dos momentos mais delicados. Falar da morte e colocar paralelamente a vida pessoal como hostess de “airbnb” foi estratégia que deu certo, proporciona boas metáforas sobre permanências e passagens.

Além de ter me encontrado com a escrita de Lamberti, conheci, por exemplo, a maravilha que é outra Ginevra, a Ginevra Di Marco, cantora magnífica (sugiro ouvir, na intimidade dos fones de ouvido, a canção “Marcosole”). Conheci ainda a banda “I Camillas”, fantástica, outra presença garantida nas minhas playlists. Além de músicos, conheci também a tanatoesteta Simona D’Avila e outras figuras para lá de interessantes, pelas pessoas que são, pelas atividades que desenvolvem e pelas reflexões que proporcionam. Terminei com aquela sensação: que livro!