Yasmin Ribeiro
Em tiragem inicial de nada menos que 70 mil exemplares, acaba de sair LÁ FORA, pela editora parisiense L’Iconoclaste, o ensaio CONSOLATIONS, do psicoterapeuta e autor bestseller Christophe André, sobre a frustração humana e a profunda necessidade das pessoas de contar com apoio afetivo e conforto a fim de superar dores e perdas. O livro vem sendo considerado o mais íntimo e comovente de toda a obra do autor. Ainda antes do lançamento, CONSOLATIONS, que mistura profunda pesquisa científica com o relato pessoal de André, já vinha recebendo grandes elogios da crítica francesa e dos periódicos de psicologia. Depois do lançamento, há cinco dias, o livro passou a ganhar destaque em publicações de alta circulação como Le Parisien e Le Temps.
Um dos maiores especialistas na psicologia das emoções e principal autoridade do assunto na França, Christophe André tem livros publicados no Brasil, mas são aqueles em coautoria com o monge budista Matthieu Ricard, com quem leva uma parceria de muito sucesso. Em CONSOLATIONS, voo solo, o psicoterapeuta contempla várias formas de buscar e oferecer alívio e consolação, inclusive para si mesmo, e explica o conceito recém-descoberto de “amadurecimento pós-traumático”, experimentado por ele após superar uma grave doença, que nos permite viver melhor depois de ter enfrentado desafios.
Numa época de crises sanitárias, econômicas e ambientais avassaladoras, avalanches de mortes e perdas, o ensaio de Christophe André se faz mais do que necessário para o leitor que se encontra exausto e perdido. Com a voz suave do psicólogo, característica de sua prosa, ele ensina a lidar com a inevitabilidade do sofrimento e como aliviar as dores, a própria e a de quem está próximo.