ENTREVISTA: FML PEPPER

FML Pepper é autora da trilogia bestseller NÃO PARE!, publicada pela Valentina, e de TREZE, pela Galera Record.

VB&M: Como o isolamento tem influenciado seu processo de criação?

FMLP: De forma positiva. Apesar de tudo, estou conseguindo dedicar tempo precioso para os estudos (algo que sempre amei!), e colocar em prática antigos projetos.

VB&M: Quais os maiores aprendizados e desafios deste período?

FMLP: Acredito que o aprendizado ficará para a humanidade: que nós não somos tão poderosos como imaginávamos, que a fera que poderá nos colocar de joelhos e, quiçá nos reduzir a pó, não precisará ter afiadas e monstruosas garras nucleares. Pelo contrário, ela poderá ser invisível e tão “inofensivamente” minúscula.

O confinamento afeta o psicológico das pessoas e, portanto, o maior desafio é manter a mente sã. Não podermos nos exercitar ao ar livre, não termos permissão para interagir com o próximo ou abraçar nossos entes queridos, termos de permanecer encarcerados numa realidade surreal… isso é muito desafiador! Tenho a sensação de que essa experiência vem gerando uma lacuna, uma falta existencial, e, se não tivermos foco, determinação e fé, pode acabar deixando feridas difíceis de cicatrizar.

VB&M: Que mudanças você espera ver no pós pandemia? O que veio pra ficar e o que será deixado para trás?

FMLP: Eu espero ver mais flexibilidade, mais humildade e mais possibilidades no pós pandemia. Não tenho dúvidas de que o universo digital e tudo relacionado ao meio virtual fincou definitivamente sua bandeira nas mentes e nos corações de todos. O mundo deu um “reset” e, nesse novo software que foi instalado dentro de cada um de nós, ficou limitadíssimo o espaço para os antigos padrões. Preconceitos foram jogados ao chão e essa geração — independentemente da idade — vai aceitar com mais naturalidade tudo que seja digital, o que, acredito (e espero!), vai dar um “boom” no consumo dos livros digitais.