NOTINHAS: TAXISTAS, CINEMAS E DIVÃS

UMA NOVA VERSÃO PARA TAXI DRIVER

Com lançamento programado para 2023 nos dois lados do Atlântico, Grã-Bretanha e Estados Unidos, YOUR DRIVER IS WAITING (O seu motorista está esperando), de Priya Guns, tem uma proposta narrativa muito instigante. O livro é, digamos, um remake do filme Taxi Driver, mas o papel do motorista Travis Bickle (Robert De Niro) tem como protagonista uma preta lésbica, que se envolve em um romance explosivo com uma bela ativista branca. A britânica Atlantic Books já negociou os direitos americanos do livro com a Doubleday por uma oferta de seis algarismos. Pode-se imaginar a agitação que está rolando em torno dos direitos audiovisuais.

MEYERHOFF NAS TELAS

A Warner Bros. concluiu as gravações da adaptação para o cinema de QUANDO FINALMENTE VOLTARÁ A SER COMO NUNCA FOI, premiado romance do alemão Joachim Meyeroff, publicado no Brasil pela Valentina e traduzido em outros 10 territórios. O livro trata da complicada história de uma família cujo pai dirige um hospital psiquiátrico onde vivem 1.200 pacientes. A família também morando na instituição, o olhar do filho mais novo do diretor é quem conduz a narrativa. Estreia programada para dezembro de 2022.

…E ADAMS TAMBÉM

Falando em filme, outra adaptação audiovisual já prontinha, às vésperas da estreia, é NO EXIT, o SEM SAÍDA, de Taylor Adams, publicado pela Faro. Com lançamento mundial marcado para dia 25 de fevereiro pela Hulu/Disney, o filme materializa a narrativa eletrizante protagonizada pela jovem Darby e sua tentativa de salvar uma menina presa dentro de um furgão em meio a uma nevasca. Um thriller imbatível que mereceu ótima resenha de Thiago Vilar neste blog, na semana passada.

BUDISMO NO DIVÃ

O lançamento pela Penguin de THE ZEN OF THERAPY, do psicoterapeuta budista Mark Epstein, está conquistando a crítica americana. A sair no Brasil pela Autêntica, o livro, que reúne as memórias de Epstein no consultório e combina o melhor da terapia e do budismo no tratamento dos traumas, mereceu resenha elogiosa do New York Times Book Review, com direito a destaque na capa, e uma longa entrevista com o autor na revista GQ. O livro de Epstein está conquistando uma mídia excelente muito na linha do que aconteceu no lançamento de TALVEZ VOCÊ DEVA CONVERSAR COM ALGUÉM (Vestígio/Autêntica), de Lori Gottlieb, que também é o relato de uma terapeuta refletindo sobre os casos de seus pacientes.