O MEDO DOS VALENTES

No exemplar de FML Pepper do clássico de Oscar Wilde, O RETRATO DE DORIAN GRAY (Companhia das Letras/Penguin, 2012), tem frases sublinhadas em várias páginas. Na 27, Pepper destacou:

“… o mais valente de nós tem medo de si mesmo…. Todo impulso que lutamos ara asfixiar persiste na mente e nos envenena…. A única maneira de nos livrarmos de uma tentação é cedermos a ela. Resista e a alma adoecerá de saudades de coisas que ela se proibiu. … Dizem que os grandes acontecimentos no mundo têm lugar no cérebro. É também no cérebro, e no cérebro apenas, que os grandes pecados do mundo têm lugar.” – Wilde na tradução de Paulo Schiller.

Diz Pepper, que primeiro leu DORIAN GRAY em e-book no Kindle durante a gravidez de seu filho e, depois, comprou o exemplar de papel para marcar: “Essa frase já havia me marcado e ao revê-la em tempos de pandemia cheguei a arrepiar. Porque o número de suicídios e pessoas levadas à loucura triplicou nesse momento em que – aprisionada dentro de seus próprios pensamentos –, muita gente sucumbiu não pela Covid-19, mas pela nefasta doença que somente a solidão é capaz de gerar.”