OS AMORES DE KEYNES

Miguel Sader

Não é comum no meio editorial ver um livro ganhar espaço internacional antes mesmo de ser publicado em seu país de origem. Nos últimos dias, a agente britânica Jenny Brown, que VB&M representa para Brasil e Portugal, apresentou um livro magnífico que vem protagonizando exatamente esse fenômeno. FIREBIRD, romance histórico de alta qualidade literária, da professora de literatura inglesa Susan Sellers, conquistou vendas para territórios importantes nos últimos meses sem ter ainda sua editora britânica definida. A Random House-Alemanha e a francesa Mercure, do grupo Gallimard, adquiriram os direitos de tradução e publicarão a obra em 2021.

O livro é muito lindamente construído por Sellers, que tem especialização na trajetória e significado do grupo literário londrino Bloomsbury, mas a explicação para o interesse das editoras internacionais reside principalmente no maravilhoso elenco de personagens que a narrativa reuniu, nomes não só cruciais na história intelectual, cultural e artística do século XX, mas também o máximo do “cool”. FIREBIRD, segundo o balé “O pássaro do fogo”, de Stravisnky, é uma palpitante história de amor envolvendo talvez o mais célebre economista do século passado, John Maynard Keynes, com a grande bailarina russa Lydia Lopokova, com quem ele veio a se casar, depois do longo e assumido relacionamento homossexual que teve com Sebastian Sprott e a despeito da ciumeira provocada em Bloomsbury, principalmente nas figuras das irmãs Virginia Woolf e Vanessa Bell.

Além desses protagonistas, uma ampla gama de gigantes do século XX é retratada com humanidade comovente _ Pablo Picasso, naturalmente Igor Stravinsky, Sergei Diaghilev, Lady Ottoline Morrell, o biógrafo Lytton Strachey, muita gente mais, todo mundo que tinha relevância naquela rica virada cultural e artística. Dividida em três atos, a história se passa entre Londres, Paris e São Petesburgo e propicia um perfeito mestrado em História Cultural.

Mas não se confunda. Apesar dos personagens da realidade histórica e do minucioso e evidente trabalho de pesquisa da autora, FIREBIRD é uma obra de ficção – e da melhor qualidade, escrita por alguém que domina esse tipo de literatura. VANESSA E VIRGINIA, livro anterior de Susan Sellers, que conta a história da complicada relação entre as duas irmãs mais geniais da literatura e das artes plásticas, foi traduzido para 17 idiomas, inclusive o português pela Novo Século, e adaptado para o teatro.