TRÊS PENSADORES SEMINAIS

Yasmin Ribeiro

Daqui a um mês, a editora Rowohlt lançará uma obra sobre os três maiores criadores alemães dos séculos XIX e XX, MARX, WAGNER, NIETZSCHE, cujo impacto na política, nas artes e na filosofia é percebido e estudado mundialmente até hoje. A tripla biografia é assinada por Herfried Münkler, premiado cientista político, intelectual e autor best-seller mais renomado da Alemanha, que alcançou diversos países com sua obra de livros de História considerados seminais.

Karl Marx, Richard Wagner e Friedrich Nietzsche marcaram profundamente a cultura intelectual e o pensamento político alemão nos séculos XIX e XX. A pesquisa realizada por Münkler sobre a relação entre os três e sobre o impacto social de suas obras resultou em mais de 700 páginas de eloquente reflexão sobre a história e a cultura alemãs. Apesar de alternadamente admirarem, rejeitarem ou ignorarem uns aos outros através dos anos, seus antagonismos e contradições representaram o âmago do pensamento alemão e deram direito a uma era de enorme diversidade científica e mudança social.

Ao narrar a vida dessas três figuras fascinantes, Herfried Münkler evoca o zeitgeist da Alemanha no final do século XIX e início do XX. Descreve paralelos surpreendentes nas vidas de Marx e Wagner: participação na revolução de 1848 e na turbulência subsequente, a criação de obras sem precedentes, a formação de uma multidão de seguidores e o peso da responsabilidade pelo que foi feito a partir de suas obras.

Nietzsche, ainda que 20 anos mais novo, foi um divisor de águas na filosofia ocidental. Assim como Marx e Wagner, seu trabalho atravessa gerações a fio. Com o pano de fundo de uma Alemanha rica e promissora transformada ao longo de uma era de extremismos e catástrofes políticas, MARX, WAGNER, NIETZSCHE é um grande estudo sobre três pensadores incomparáveis, o início da modernidade e a formação do pensamento alemão que influenciou todo o mundo.